08 agosto 2015

Resenha ''Para todos os garotos que já amei''


   Parece um livro bobo se julgar pela capa e até fiquei com um pouco de vergonha alheia do título,  porém o livro é muuuuito bom, é um pouco clichê mas os personagens são bem interessantes, a escrita da Jenny Han é bem juvenil então é um livro bem romântico.
   A leitura é fácil, só achei que ela deveria ter abordado mais do que só a vida romântica da personagem principal, já que é uma personagem muito boa.

 Sinopse:

''Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro da caixa de chapéu azul-petróleo.  
  Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.''
     
  
      ''Não são cartas que ela recebeu de namorados, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não confessaria a ninguém, pois revelam seus sentimentos mais profundos.    Até que, um dia, essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e, de uma hora para outra, a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.''

   É complicado se identificar muito com uma personagem da Jenny Han, porque é como se olhar de frente, ela é muito direta e fiquei um pouco nervosa com a Lara Jean, porque sou muito parecida com ela; e eu vi nela, o que eu queria mudar em mim. 

   A Lara Jean é uma romântica que não quer um relacionamento, ela se apaixona por ideias e isso é o suficiente para ela, os outros personagens também são ótimos, a minha favorita é a Kitty, a irmã mais nova da Lara. O livro é sobre amadurecer sentimentos, deixar de lado algumas ilusões e aceitar correr alguns riscos. 

  Nesse livro só faltou um pouco de emoção, eu acho que ela podia ter aproveitado algumas cenas e ter dado mais significado, o final poderia ter sido mais elaborado; a autora provavelmente quis deixar mais material para a sequência (P.S I Still Love You), que ainda não chegou no Brasil, mas assim que a tradução estiver pronta, tem resenha.

  Apesar de tudo, gostei bastante da escrita da Jenny Han e mal posso esperar para comprar os outros livros da autora. O livro foi publicado pela intrínseca então é mais fácil de encontrar em livrarias, também está disponível no submarino.
 
Graziela Backx
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário